Portfólio: Artístico - Acadêmico - Profissional
SOBRE MIM
Comecei a dançar desde sempre, quando criança já adorava imitar as danças que via. Porém me reconecto com esse lado em 2012, quando resolvi explorar um interesse que sempre tive. Minha primeira aula foi na turma de Hip Hop no estúdio DanceCo (na época, JKL) com Damásio (Dam) Fernandes, seguindo seu aluno no estúdio Live2Dance até 2021, sempre participando das coreografias que produziu nos espetáculos das escolas em que Dam trabalhou. Minha formação nas Danças Urbanas segue, com foco no Hip Hop.
Também tive aula com outros professores de outros estilos. Jazz Contemporâneo com Filipe Monteverde entre os anos de 2018 e 2022, participando de diferentes construções coreográficas, em destaque o espetáculo “Mar aberto: auto imagem x corpo midiático” em 2020. Estudei Street Jazz com Hélio Oliveira de 2017 a 2019, participando das construções coreográficas da turma dele no estúdio Live2dance, porém participando de outras produções do mesmo artista, como o vídeo dança “Espalhando Cores – Parte 1"
Dentre as vivências mais temporárias, onde também absorvi muito, fiz aulas de Jazz com Catarina Paiva durante um semestre e diversas oficinas de danças, como o evento Rio H2K que frequentei entre os anos de 2016 e 2018. Minha formalização profissional se concretiza dentro da Universidade Federal da Bahia, onde ingresso no curso de Licenciatura em Dança da Escola de Dança no ano de 2019.
Em 2024 a convite da diretora Mariana Calabrese, me torno Preparadora de Corpo da Cia. Representativa de Dança, desenvolvendo trabalhos com as bailarinas do grupo.
Procuro refletir sobre o espaço que ocupo e o espaço que o Hip Hop afirma, pesquiso uma dança que não procura quebrar o padrão, apenas propõe espaços diferentes em lugares onde o acolhimento se faça mais presente. A partir de minhas vivências com danças urbanas, jazz, contemporâneo, street jazz, danças afro-brasileiras, danças populares, dança do ventre, lambada e zouk, almejo potencializar corpos divergentes em minhas práticas e permitir que cada vez mais pessoas possam se enxergar dentro da arte.
ARTIGO: "Hip Hop enquanto história de um povo: uma discussão não linear sobre resistência, identificação e reafirmação."
Texto publicado nos Anais do 7º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança em abril de 2024. Primeiro recorte publicado de uma pesquisa que venho desenvolvendo pensando, através das minhas vivências, um espaço que seja mais acolhedor para corpos divergentes. Converso com leituras que realizei, para trabalhar conceitos importantes como ancestralidade, corpomídia, resistência e afetos, tentando defender, através do hip hop e recortes de sua história, a proposta de espaços de dança para todes. Com co-autoria de Ivana Carvalho Marins.